terça-feira, 12 de junho de 2012

18 de Maio-Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.



Sexta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por ocasião da data, a Prefeitura Municipal de Juazeiro, Secretaria de Igualdade Assistência Social e Cultura, através da Gerencia de Proteção Social Especial intersetorializando com a Secretaria de Educação Esporte, organizaram, pelo terceiro ano consecutivo, a campanha “Faça bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”.
Uma das atividades da campanha, que acontece durante todo o mês de maio e cujo símbolo é uma flor, é a entrega de Certificado às entidades que se destacaram durante o ano. O Certificado é uma iniciativa da Gerencia de Proteção Social Especial - SEIASC e será entregue após palestra educativa nas escolas do município. Seu objetivo é reconhecer projetos e iniciativas exitosas no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
A programação da campanha “Faça bonito” conta, ainda, com a realização de seminários, a exibição e discussão de filmes e peças de teatro sobre o tema e outras ações. Oito Núcleos PETI, e nove escolas da rede municipal, participam da campanha.
Durante as atividades, a organização da campanha distribuirá cartazes, bottons, camisetas..
A rede visa mobilizar comunidade, empresas e organizações do terceiro setor em torno do enfrentamento mais eficaz da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias, Postos de Combustível, escolas, Mercado do Produtor e Feiras Livres.
.
Entre as ações desenvolvidas pelos funcionários da Gerencia de Proteção estão campanhas de conscientização e mobilização e palestras de formação para caminhoneiros.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído no Brasil pela Lei n° 9.970/2000, em memória de Araceli Cabrera Crespo. A menina foi sequestrada, sofreu violência sexual e foi assassinada em 18 de maio de 1973, quando tinha 8 anos, em Vitória (ES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário